Quer combinar as práticas de musculação e yoga? Te oferecemos uma visão ampla sobre cada uma das atividades e o potencial de ambas juntas.
Musculação e yoga.
As duas atividades parecem tão opostas quanto dois lados de uma mesma moeda. Mas isso é só à primeira vista. Olhando com mais atenção, é possível visualizar que ambas as práticas físicas têm suas semelhanças e até mesmo se complementam.
Por isso, neste texto, vamos listar informações úteis para que você conheça melhor cada uma das atividades e entenda como podem se unir em sua rotina física.
- Semelhanças divididas entre musculação e yoga
- As principais diferenças que distinguem musculação e yoga
- Como combinar musculação e yoga
- Combine yoga e musculação focando na melhora do alinhamento corporal
- Utilizando a musculação para despertar e o yoga para relaxar
- Lesionou o corpo durante a musculação? Invista em um yoga restaurativo
- Yoga para aumentar a consciência corporal
- Benefícios que podemos alcançar unindo musculação e yoga
Semelhanças divididas entre musculação e yoga
Como mencionado anteriormente, musculação e yoga podem parecer dois opostos extremos dentro do universo da atividade física. Mas fato é que existem semelhanças entre os dois exercícios.
Por exemplo, você já parou para pensar que ambas as atividades podem ajudar a aumentar sua resistência física? Pois bem, vamos começar exatamente por aí.
1) Aumento de força e resistência física
Como a musculação é comumente relacionada ao volume dos músculos, é mais fácil relacionar aumento de força e resistência física à ela do que ao yoga.
Mas a verdade é que ambas as atividades podem proporcionar esse benefício aos seus praticantes.
2) Influencia positivamente nosso humor
Todo exercício físico conta com o potencial de aliviar sintomas de estresse e melhorar a disposição mental e psicológica.
Afinal, através dessas atividades nosso corpo libera serotonina — um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar e opera na regulação do nosso humor.
E no caso do yoga e da musculação não poderia ser diferente. As duas atividades podem ajudar seus praticantes a desestressar e provocar sensações positivas — seja durante, antes ou depois do exercício.
3) Benefícios para saúde cardiovascular e pressão arterial
Voltando aos pontos comuns que afetam diretamente o corpo físico, temos ainda benefícios para a saúde cardiovascular ou pressão arterial.
Isto porque ambas as atividades podem ajudar a melhorar a saúde do coração, além de servir como ferramenta para controlar a pressão arterial [1, 2]. Portanto, ao praticar ambos os exercícios, é possível aumentar as chances de alcançar esses aspectos da saúde.
As principais diferenças que distinguem musculação e yoga
As diferenças entre musculação e yoga são muito mais fáceis de se identificar do que suas semelhanças. Mas vale destacar aqui alguns pontos que distinguem uma atividade da outra, como:
- Desenvolvimento de hipertrofia
- Forma de trabalho muscular
- Exercício com base no desenvolvimento físico e mental
1) Hipertrofia
A hipertrofia é um dos fatores que pode diferenciar musculação e yoga. A prática milenar até pode ser uma ferramenta para alcançar um corpo definido e tonificado.
Mas não é uma atividade que geralmente aumenta o volume dos músculos, como acontece na musculação. Vale lembrar que, na musculação isso acontece por causa da sobrecarga de peso nos exercícios.
2) Trabalho muscular
Diferente da musculação, que foca no trabalho isolado de uma musculatura, o yoga pode movimentar e exercitar diversos grupos musculares simultaneamente.
As musculaturas trabalhadas no yoga vão sempre variar de acordo com o asana realizado, mas dificilmente uma postura trabalhará apenas uma musculatura isolada, como no caso da musculação.
3) Exercício para além do corpo físico
Claro que qualquer atividade pode ser uma forma de exercitar a mente, mas poucos exercícios têm esse tipo de atividade como uma de suas bases de desenvolvimento.
A musculação, por exemplo, não faz parte desse grupo de atividades. Mas o yoga sim.
A prática milenar tem como objetivo não apenas trabalhar o corpo físico, como também a mente e o espírito, buscando equilibrar esses lados de nossas vidas.
Como combinar musculação e yoga?
Antes de se iniciar em uma prática de exercício físico é sempre interessante consultar especialistas no assunto.
E se você busca aliar musculação e yoga, mesmo que conheça amplamente uma das modalidades, é importante buscar a melhor forma de combiná-las.
Por isso, antes de mais nada, a primeira dica é buscar orientação profissional.
Aliando yoga e musculação: primeiramente busque orientação profissional
Se você já pratica yoga, vale conversar com quem te instrui para saber maiores detalhes sobre como a musculação pode complementar o yoga. E o mesmo é válido, para caso você já pratique musculação e deseja entrar no mundo do yoga.
Isto porque vai depender do seu objetivo em aliar essas duas atividades. É fortalecimento muscular? Relaxamento físico e psicológico? Tudo isso pode influenciar nos seus treinos e modalidades escolhidas.
Caso você não pratique nenhuma dessas atividades e já queira começar com ambas, também é interessante buscar orientação profissional. Até porque, para iniciantes, a prática dessas duas atividades pode causar uma sobrecarga prejudicial à saúde.
1) Combine yoga e musculação focando na melhora do alinhamento corporal
Um aspecto importante para a musculação é o alinhamento corporal. Isto porque, ao praticarmos os exercícios sem estar com a coluna reta, podemos nos lesionar e causar diferentes dores pelo corpo.
E o yoga pode nos ajudar justamente neste ponto. Afinal, a prática milenar tem em sua base de trabalho físico o alinhamento corporal.
Ao praticar yoga, treinamos nosso corpo para assumir o alinhamento mais próximo do ideal não só durante a atividade, mas ao longo de todo o dia.
E é assim que a musculação pode se beneficiar da prática simultânea do yoga, já que a atividade prepara seu corpo para uma execução mais segura dos exercícios.
2) Utilizando a musculação para despertar e o yoga para relaxar
Uma outra estratégia interessante na combinação de musculação e yoga é destinar as atividades para momentos diferentes do seu dia ou rotina. Assim, você pode, por exemplo, utilizar o yoga para despertar e encontrar disposição física para encarar o dia, deixando o yoga para um momento de relaxamento.
Vale lembrar que, mesmo que você tenha pouco tempo disponível na sua rotina, esta é uma rotina possível. Até porque, a prática de yoga não requer um longo período diário de dedicação. Então você pode adaptar a realização de ambos de acordo com suas necessidades a cada dia.
Passou por um dia muito tenso? Invista em uma prática de yoga mais longa, com um trabalho focado nas principais regiões afetadas por isso — sejam elas físicas ou mentais.
Precisa de bastante energia para um dia de trabalho que será mais puxado? Busque orientação de quem te instrui na musculação, e peça indicação de exercícios que não sobrecarreguem tanto seu corpo e te deem maior disposição.
3) Lesionou o corpo durante a musculação? Invista em um yoga restaurativo
As lesões decorrentes da prática de musculação não são incomuns. E para que você não fique parado no período de recuperação, é interessante investir em um yoga restaurativo.
Não necessariamente a modalidade de yoga que recebe este nome, mas qualquer prática dentro da atividade que te ajude a restaurar o corpo durante o momento de lesão.
Desta forma, você movimenta e trabalha o corpo, sem perder a consistência de uma rotina de exercício físico.
4) Yoga para aumentar a consciência corporal
Ainda pensando na questão de lesões, um outro aspecto que pode ajudar é a consciência corporal.
Isso porque quando conhecemos melhor nosso corpo, identificamos nossos limites, e, mais do que tudo, respeitamos esses aspectos, podemos evitar lesões.
E o aumento da consciência corporal é justamente um dos benefícios de destaque do yoga. Afinal, a prática incentiva a respeitar o ritmo individual de cada corpo e mente, assim como propõe o olhar para si mesmo.
O melhor é que esses fatores não se limitam à prática de yoga, mas também se estendem para qualquer atividade física — incluindo a musculação.
Com isso, a consciência corporal adquirida no yoga pode nos ajudar a entender e respeitar nossos corpos e limites durante a musculação.
O que, por sua vez, pode evitar lesões. Principalmente aquelas causadas por sobrecarga.
Benefícios que podemos alcançar unindo musculação e yoga
Lembra das diferenças entre yoga e musculação que apontamos no início do texto?
Estes são pontos importantes para entender que tipo de benefícios são possíveis de alcançar através da união de musculação e yoga.
Até porque, onde uma atividade pode faltar, a outra pode compensar.
Se você busca não só fortalecer o corpo, mas também ganhar mobilidade e flexibilidade, por exemplo, yoga e musculação podem ser o combo que você procura.
Apesar de ambas as atividades melhorarem o nível de força e resistência física, o yoga trabalha a flexibilidade de forma muito mais pontual.
Além disso, a musculação pode provocar enrijecimento muscular e aplicar pressão nos músculos e articulações. E esses fatores podem causar dor e até comprometer a mobilidade de algumas regiões do corpo.
Nestes casos, o yoga pode ser um complemento importante para a atividade.
Isto porque a prática milenar promove justamente o contrário: o alongamento e a liberação de tensão nos músculos e articulações.
Outro ponto positivo para uma rotina física baseada em yoga e musculação diz respeito a dinâmica dessa rotina. Na musculação, existem os diferentes exercícios e aparelhos. Já no yoga há uma gama diversa de asanas, pranayamas, etc.
Mas, ao praticar essas modalidades isoladamente, podemos sentir que estamos presos em uma rotina repetitiva. Algo que pode mudar com a introdução de uma nova e diversificada atividade.
O benefício pode ainda se estender para o aspecto físico, em caso de sobrecarga de alguma região do corpo, decorrente justamente de possíveis movimentos repetitivos.
Além desses fatores, vale lembrar que yoga e musculação dividem alguns benefícios. E a prática conjunta dessas atividades pode potencializar as chances de praticantes alcançarem esses pontos positivos.
Recapitulando, ao combinar musculação e yoga, você pode:
- Implementar mobilidade e flexibilidade
- Tornar a rotina física mais dinâmica
- Potencializar os benefícios divididos pelas atividades
Atenção! Não esqueça de consultar profissionais especializados antes de iniciar a prática conjunta de musculação e yoga.