As pesquisas nas áreas de neurociência têm avançado muito nas últimas décadas. Entre os estudos dessa área, existem investigações que buscam demonstrar qual é o benefício físico e mental da meditação e da yoga. Apesar dos benefícios da yoga e meditação já serem bem compreendidos dentro da psicologia oriental, a psicologia do ocidente passou a olhar para essas práticas apenas recentemente.
O primeiro estudo científico sobre a meditação foi publicado na década de 1970 e é intitulado como The Relaxation Response. Nesse estudo, os benefícios da meditação no tratamento e na recuperação cardíaca foram abordados. A pesquisa demostrou que os pacientes que realizavam a meditação conseguiam manter seu batimento cardíaco, metabolismo e respiração estáveis. Tudo isso contribuiu para a diminuição da ansiedade e estresse dos pacientes.
Segundo o médico cardiologista Sidney Alexander, a meditação pode auxiliar no controle da ansiedade, de reações emocionais intensas, no tratamento da hipertensão, no equilíbrio dos batimentos cardíacos, no alívio da dor, no período de tensão pré-menstrual, menopausa, em quadros de insônia e nas alterações de humor. Além desses benefícios, o pesquisador e professor de medicina Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachussetts, descobriu que a combinação entre meditação e yoga pode diminuir a dependência de analgésicos e reduzir os sintomas de dor crônica, como a enxaqueca.
Pesquisas mais recentes buscam relacionar a prática de yoga com a prevenção ou retardamento da demência e Alzheimer entre idosos. Tanto meditação quanto yoga contribuem para mantermos a mente ativa, assim, podem ser aliados para treinar e aprimorar a cognição mental.
Se você tem interesse em entender mais sobre a relação entre pesquisas científicas e a meditação e yoga, recomendamos o episódio “Meditação” da série documental “Explicando a Mente” que está disponível na plataforma de streaming da Netflix!
Para ler mais:
Prática de ioga e meditação ajudam a manter mente ativa
Os Benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas.