Publicado em

Como manifestar o bem próprio e o alheio com a Meditação Metta?

Você sabe o que é a Meditação Metta? Hoje a Arimo te conta um pouco mais sobre essa prática conhecida como a meditação da bondade amorosa. Confira!


Talvez você ainda não tenha escutado falar em uma tal de Meditação Metta. Por outro lado, essa talvez seja uma prática que se encaixa no que você busca, em sua jornada para uma vida de maior equilíbrio, autocuidado e iluminação.

Ela é conhecida também como a meditação da bondade amorosa, e é ensinada há milênios.

Mas qual é a diferença desta para os demais tipos de meditação? Ela faz parte de algum tipo de doutrina e/ou religião? E, afinal, como a chamada Meditação Metta pode melhorar minha qualidade de vida?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que podem surgir para pessoas que conhecem pouca coisa ou nada sobre a Meditação Metta.

E, por isso, respondemos esses e outros questionamentos nos tópicos a seguir:

  • O que é a Meditação Metta?
  • Qual é a origem da Meditação Metta?
  • Qual é a diferença entre a Meditação Metta e outras modalidades de meditação?
  • Quais são as oito frases utilizadas na Meditação Metta?
  • Dicas para praticar a Meditação Metta
  • Como a Meditação Metta pode ajudar a melhorar minha qualidade de vida?

O que é a Meditação Metta?

A Meditação Metta é também chamada de meditação da bondade amorosa ou meditação do amor incondicional.

Ambos os termos resumem bem o que essa prática propõe: a manifestação de um amor grandioso que deve ser emanado de dentro para fora

Começa por você, passa pelas pessoas queridas, alcançando até pessoas com quem você tem algum tipo de atrito, e, enfim, engloba todo o universo e seus seres.

Isto porque a Meditação Metta incentiva que seus praticantes não tenham foco apenas dentro de si, mas também em tudo aquilo que os cerca. 

Para isso, ao invés de canalizar sua energia apenas para o seu interior e o momento presente, você deve se concentrar em frases que irá mentalizar.

Frases estas que evocam o bem para você e para quem mais você desejar.

Mas, vale ressaltar, que não se trata de qualquer afirmação com intuito benevolente. A Meditação Metta é composta por 8 frases fixas — que abordaremos mais à frente.

Então, em resumo, a Meditação Metta é um tipo de meditação com foco na mentalização de frases e sentimentos positivos.

E através de sua prática, busca-se desejar e levar o bem para si e para outras pessoas, caracterizando uma modalidade menos individual e mais ampla.

Qual é a origem da Meditação Metta?

Talvez o termo “Meta” não seja tão estranho para quem está habituado às redes sociais, considerando que este é o nome da empresa responsável por Facebook e Instagram. Há alguns anos o termo “metaverso” também ganhou popularidade. Mas já de início te avisamos que a utilização desses termos nada tem a ver com o significado de “Metta” da Meditação Metta.

Isso porque, no caso da Meditação, o termo deriva de seu significado no Pali, um idioma sagrado do Budismo.

Então, sim, podemos afirmar que uma das origens conhecidas da Meditação Metta é na tradição budista.

No Pali, Metta é um termo que significa conceitos como bondade, boa vontade, benevolência e amizade.

Além disso, Metta também corresponde à bondade amorosa, nome pelo qual a meditação budista também ficou conhecida — principalmente no Ocidente.

É preciso citar também que há estudos que sugerem que, mesmo antes do budismo, a Meditação Metta já existia e era praticada por outras tradições indianas.

E esta é uma segunda perspectiva sobre a origem dessa prática — tradições religiosas antigas da Índia.

Atualmente, a chamada Meditação Metta ainda é vinculada com a religião budista. Mas vale notar que há quem pratique essa atividade sem necessariamente aderir ao budismo.

Além disso, a modalidade Metta também pode se relacionar com os ensinamentos e o estilo de vida incentivados pelo yoga, e demais filosofias que visam o equilíbrio e unificação entre indivíduo e universo.

Qual é a diferença entre a Meditação Metta e outras modalidades de meditação?

Até aqui, você já deve ter percebido que esta é uma modalidade de meditação um tanto diferente das demais práticas mais tradicionais, certo? Mas quais são esses diferenciais, exatamente?

Separamos aqui três principais pontos que diferenciam a Meditação Metta de tipos tradicionais de meditação. São eles:

  • o objetivo que vai além da própria evolução
  • a atividade durante a prática
  • a verbalização/mentalização de afirmações específicas

1) É uma meditação que visa o bem próprio e o alheio

É comum que a meditação tradicional vise o bem de quem a realiza. Terceiros até podem sentir algum impacto disso, visto que a prática pode trazer mais leveza à pessoa, influenciando em seus relacionamentos.

Mas fato é que o foco é na evolução do indivíduo que se dedica à meditação.

No caso da Meditação Metta, o amor incondicional também é direcionado a si. Mas, como mencionamos anteriormente, essa modalidade também visa desejar o bem para o outro. Este é seu grande diferencial.

Então, enquanto você medita, não busca apenas evolução e positividade para si, mas para qualquer pessoa ou ser que você mentalize.

2) É uma meditação ativa

As meditações mais comuns atualmente são aquelas silenciosas e abstratas.

Mas, a Meditação Metta é o que chamamos de meditação ativa.

Isto porque enquanto você pratica essa atividade, você está ativamente desejando e imaginando algo positivo.

O que é bem diferente de modalidades mais tradicionais de meditação, nas quais o esvaziamento da mente é um dos principais objetivos.

3) É uma meditação que trabalha com afirmações específicas

O desejo ativo da Meditação Metta é mentalizado e até mesmo algumas vezes verbalizado através de frases específicas.

São afirmações que procuram justamente alcançar o objetivo citado na primeira diferenciação desta prática: promover o bem a si e aos outros. 

Você confere no tópico seguinte quais são essas afirmações.

Quais são as oito frases utilizadas na Meditação Metta?

É comum que as pessoas que praticam a Meditação Metta utilizem uma sequência de oito frases no total. Essas afirmações não precisam estar em uma ordem específica, mas são elas que traçam a trajetória de amor benevolente dos praticantes dessa modalidade de meditação.

As oito afirmações da Meditação Metta são:

  • Que eu seja feliz
  • Que eu não sofra
  • Que eu encontre as verdadeiras causas da felicidade
  • Que eu supere as causas do sofrimento
  • Que eu supere toda ignorância, carma negativo e negatividades
  • Que eu tenha lucidez
  • Que eu tenha a capacidade de trazer benefício aos seres
  • Que eu encontre nisso a felicidade

Perceba que essas frases colocam a pessoa que as mentaliza como o objeto desses desejos. Isso acontece porque é incentivado que, antes de direcionar a bondade amorosa à outras pessoas, você comece direcionando esse sentimento a si próprio.

A intenção é que, a partir do momento em que você consegue se amar de forma incondicional, transcenda esse amor para demais pessoas e criaturas. Quando se chega nessa fase, você pode substituir o “eu” das frases acima, pelo nome e termo que você acha que precisa.

Você pode começar desejando coisas boas para pessoas queridas, algo mais natural, para então focar até mesmo em quem não te traz bons sentimentos. Afinal, a evolução dessa pessoa também impactará positivamente a vida de outras pessoas.

  • Que [nome desejado] seja feliz
  • Que [nome desejado] não sofra
  • Que [nome desejado] encontre as verdadeiras causas da felicidade
  • Que [nome desejado] supere as causas do sofrimento
  • Que [nome desejado] supere toda ignorância, carma negativo e negatividades
  • Que [nome desejado] tenha lucidez
  • Que [nome desejado] tenha a capacidade de trazer benefício aos seres
  • Que [nome desejado] encontre nisso a felicidade

Até que, enfim, você substitua você e demais pessoas por todo o universo e seus seres.

Dicas para praticar a Meditação Metta

Primeiramente, é preciso ressaltar a importância de buscar uma orientação específica, caso você nunca tenha feito a Meditação Metta e queira começar este processo.

Procure orientação qualificada

Não é uma questão de que nem todo mundo possa praticar essa atividade, pelo contrário.

Mas uma pessoa que estudou e se especializou neste tipo de meditação certamente terá as ferramentas necessárias para te orientar propriamente nesse início. 

Até porque, pode até parecer fácil, mas a Meditação Metta também  pode ter seus desafios. Algumas pessoas podem não ter facilidade em desejar o bem a si, praticar o autoperdão ou mesmo desejar evolução para quem lhe traz sentimentos negativos.

E tudo isso faz parte dos objetivos da Meditação Metta.

Tendo isso em mente, considere as orientações deste texto como uma simples apresentação da modalidade.

Busque um local de quietude, tranquilidade e conforto

Não é porque a Meditação Metta é uma modalidade mais ativa que é possível praticá-la em qualquer condição, especialmente diante de distrações. Isto porque é preciso profunda concentração para que seus desejos realmente se manifestem de forma a trazer paz, gratidão, autoaceitação e autoperdão.

Por isso, é imprescindível encontrar um local de quietude e tranquilidade para praticar a meditação. Assim, você tem menos chances de se dispersar de seu foco. Afinal, não se trata apenas de mentalizar frases, é preciso também colocar sua completa intenção nesses desejos, o que exige bastante concentração.

O conforto também ganha importância aqui. Visto que, se você passar muito tempo em alguma posição desconfortável, acaba se distraindo e até mesmo precisando parar a prática para se reposicionar. E a quebra desse fluxo de consciência pode afetar a atividade.

Como a Meditação Metta pode ajudar a melhorar minha qualidade de vida?

Os benefícios vivenciados por quem pratica a Meditação Metta podem ir além daqueles encontrados nas oito afirmações da prática. De acordo com o portal Health Line, são seis os principais pontos positivos que alguém pode alcançar através da prática:

  • mais alegria/Felicidade
  • maior confiança
  • mais amor (por si e pelos outros)
  • maior sentimento de gratidão
  • aumento na estima (por si e pelas outras pessoas)
  • mais compaixão

Dessa lista, vale destacar a gratidão como uma maneira de acessar sentimentos positivos. É o que afirma a Escola de Medicina de Harvard. De acordo com publicação em seu site, “a gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes.”

Além disso, a gratidão é uma forte representação da benevolência e do amor incondicional.

No geral, a Meditação Metta traz uma vida mais grata, tomada por paz e bondade amorosa. Tudo isso podendo não só viver dentro de você, mas dentro das pessoas que você busca afetar positivamente. Trata-se de uma prática caridosa e com o intuito de mudar completamente o seu universo.