Hoje a Arimo te apresenta o chamado SUP Yoga, uma modalidade praticada sobre as águas. Parece impossível? Esse guia introdutório prova que não!
O yoga é um universo em si. Suas práticas são as mais diversas, indo das modalidades que misturam a atividade com dança até tipos de yoga que focam quase exclusivamente no desenvolvimento mental e espiritual.
Por isso, não é de se surpreender que o yoga seja praticado até mesmo na água. Afinal, esse tipo de atividade realmente tem o intuito de aproximar indivíduo, natureza e o universo. Mas como fazer isso?
Se pararmos para analisar as posturas do yoga, a realização desses asanas parecem impossíveis de se executar nas águas. Mas a verdade é que não é impossível, e alguns acessórios podem ser tão essenciais que embasam a prática do chamado SUP Yoga. Você já ouviu falar nessa modalidade?
Hoje a Arimo te apresenta um guia introdutório de SUP Yoga! Confira abaixo os tópicos explorados ao longo do texto.
- Afinal, o que é SUP Yoga?
- Quais são os benefícios do SUP Yoga?
- Posso praticar SUP Yoga com qualquer prancha?
- Onde posso praticar SUP Yoga?
- Aquecimento do SUP Yoga
- Riscos e precauções na hora de praticar SUP Yoga
- Mitos sobre SUP Yoga: apenas pessoas magras podem praticar
- Mitos sobre SUP Yoga: só quem já praticou Stand Up Paddle pode praticar
Afinal, o que é SUP Yoga?
Para quem não conhece o significado de SUP, a ideia de uma modalidade chamada SUP Yoga pode parecer muito misteriosa. Mas não se trata de um bicho de sete cabeças.
Por isso, é importante entender separadamente como cada uma dessas coisas funciona, para, depois, unir esses dois conhecimentos.
O que é SUP?
Você certamente já viu imagens de pessoas em pé em cima de uma prancha e cruzando mar e rios com um remo em mãos. Esta imagem nada mais é do que a descrição do SUP, também chamado de Stand Up Paddle.
Ou seja, SUP é uma atividade física de remo sobre prancha em pé. E, apesar de muitas pessoas não saberem, a lógica de funcionamento do SUP é base para uma diversa gama de esportes e atividades físicas. Entram para a lista modalidades como o Wave (SUP com surfe), o Sprint (Corrida com SUP), e, claro, o SUP Yoga (Yoga com SUP).
O que é o SUP Yoga?
Agora já fica mais fácil entender o que é o SUP Yoga, certo? Trata-se de uma prática de yoga realizada na água, sobre uma prancha e com o auxílio de remo.
Ou seja, o SUP Yoga é uma modalidade aquática de yoga. Esta é uma relativamente nova, considerando que vem se popularizando principalmente nos últimos dez anos!
O remo como acessório na prática de SUP Yoga
Vale notar que o remo assume um papel mais secundário, se comparado ao Stand Up Paddle tradicional. Claro que você utiliza o remo para se deslocar sobre a água, mas ele se torna um acessório no SUP Yoga — podendo ou não ser utilizado durante os asanas.
Quem os utiliza para realizar uma postura, faz isso como quem usa um bloco de yoga ou faixa, funciona realmente como um acessório que ajuda na prática.
Quais são os benefícios do SUP Yoga?
No geral, os benefícios do yoga são semelhantes para as tantas modalidades que essa atividade contempla. E no caso do SUP Yoga não é diferente. A prática ajuda a diminuir o estresse, a encontrar equilíbrio mental, e trabalha aspectos físicos como mobilidade e flexibilidade.
Mas há alguns benefícios que se destacam dentro do SUP Yoga.
Melhora do equilíbrio e coordenação motora
Se outros tipos de yoga também melhoram o equilíbrio e a coordenação motora de seus praticantes, imagine o SUP Yoga? A atividade é realizada em uma superfície que não é constantemente estável, e, com isso, acaba trabalhando ainda mais e aprimorando essas habilidades.
Fortalecimento muscular e do core
É justamente o esforço para manter o equilíbrio que se soma ao trabalho muscular das posturas do yoga e, juntos, oferecem um fortalecimento especial. A modalidade fortalece os músculos, no geral, mas principalmente os do core, que são mais trabalhados na busca por estabilidade.
Posso praticar SUP Yoga com qualquer prancha?
Quando falamos sobre pranchas e água, é comum vir à mente a imagem de uma prancha de surfe. Mas é preciso ressaltar que nem toda prancha utilizada para surfar serve para a prática de SUP Yoga.
Invista em pranchas próprias para SUP tradicional ou SUP Yoga
O Yoga sobre as águas exige uma prancha que permita o equilíbrio e a movimentação do indivíduo. Por isso, há, inclusive, pranchas desenvolvidas especificamente para a realização do SUP Yoga. Mas você não precisa adquirir uma dessas, podendo investir em pranchas de SUP tradicional.
Características importantes na hora de escolher sua prancha
Na hora de escolher a prancha de SUP Yoga é necessário levar em consideração alguns aspectos, como a largura e a estabilidade que ela oferece. Além disso, também é interessante investir em pranchas que tenham cobertura em um material que seja confortável para seus apoios (mãos, pés, joelhos, etc).
A prancha para SUP Yoga também deve ter igual espessura ao longo de todo o seu comprimento. Esta característica ajuda no equilíbrio.
O que também auxilia na estabilidade são as pontas da prancha. Por isso, é preciso optar por modelos que tenham pontas largas e arredondadas, diferentemente das utilizadas no surfe, que são finas.
Também é importante levar em conta sua altura e peso na hora de buscar por uma prancha. A prática de SUP Yoga segura e confortável é aquela em que a prancha não te limita.
Onde posso praticar SUP Yoga?
Por se tratar de uma modalidade de yoga praticada na água, o SUP Yoga pode ser realizado em basicamente qualquer ambiente aquático.
Os locais mais comuns para se praticar SUP Yoga são:
- Mar
- Riacho/Rio
- Piscina
Mas se engana quem acha que é só se jogar nas águas de qualquer um desses lugares. Há condições que tornam o ambiente mais adequado para a prática de SUP Yoga.
Água no SUP Yoga: fuja da agitação
O espaço ideal para praticar SUP Yoga é em águas calmas. Se você pretende se dedicar à essa modalidade em piscinas e rios é muito mais prático, afinal a água nesses ambientes é menos agitada.
No mar, no entanto, é preciso deixar as ondas para quem pratica SUP Wave. Se a sua intenção é o SUP Yoga, vá para além das ondas. Mas não por conta própria, é extremamente importante ir na companhia de instrutores qualificados na prática.
São essas pessoas que saberão os melhores pontos do local para a prática segura de SUP Yoga.
Condições climáticas no SUP Yoga
É preciso também ter atenção para o clima, antes de pegar a prancha e ir na direção de uma prática de yoga diretamente conectada com a natureza através das águas. Isto porque é indicado realizar esse tipo de atividade em locais com pouco vento.
Pense no desafio de se equilibrar sobre a prancha na água. Agora adicione o vento nessa equação. Não parece mais complexo de realizar algumas posturas?
Além disso, o vento pode dificultar a locomoção antes, durante e depois da prática. Com isso, a figura de instrutores volta a ser ressaltada como de suma importância. Isto porque esses profissionais podem direcionar os alunos adequadamente de acordo com as condições climáticas.
Aquecimento do SUP Yoga
Assim como em outros tipos de exercícios físicos, é importante se aquecer antes de começar a prática. E o importante é ressaltar como se dão os exercícios de aquecimento no SUP Yoga.
Eles poderiam ocorrer já na água, em cima da prancha, mas o mais indicado é que isso seja feito em terra firme. Caso faça na piscina, a borda e os arredores podem ser o melhor lugar. Se for fazer na praia, a faixa de areia é o lugar para se aquecer. Em rios, lagos, riachos, e demais locais, é importante encontrar um local de solo minimamente estável e próximo de onde você irá praticar.
Riscos e precauções na hora de praticar SUP Yoga
É preciso notar que todo tipo de yoga pode oferecer algum risco, mesmo que mínimo, à integridade de seus praticantes. E é por isso que aqui, no blog da Arimo, destacamos tanto a importância da orientação adequada. Profissionais qualificados para instruir aulas de SUP Yoga são essenciais para garantir a segurança da prática.
Além disso, a orientação médica também é importante. Isto porque pessoas com algumas condições físicas e médicas podem ter alguma restrição para atividades realizadas na água.
As quedas também são possíveis em toda modalidade de yoga. A diferença é que no SUP Yoga, você cai na água. Para esse risco, aqui vão duas dicas: coletes salva-vidas e profundidade da água.
Uso do colete salva-vidas é muito importante
Use colete salva-vidas independentemente de você saber nadar ou não. Afinal, dependendo da profundidade e do estado mental, a queda pode surpreender e trazer reações inesperadas, que colocam em risco sua integridade.
A mobilidade pode ficar comprometida pela peça adicional, mas é possível adaptar os asanas para essa realidade.
Atenção à profundidade da água
Nem águas muito profundas nem muito rasas. É preciso encontrar uma profundidade que te permita cair sem bater em algo — fundo da piscina, chão, pedras — e sem ir muito fundo. Esse último caso pode gerar o risco de afogamento ou incômodo, já que, mesmo sabendo nadar, nossos reflexos podem não ser tão ágeis diante de uma queda inesperada.
Instrutores devem prezar por esse equilíbrio. Afinal, não se trata apenas da integridade física de seus alunos, mas do estado psicológico também. Somente de saber que não corre o risco de um afogamento, a pessoa já pode se sentir mais relaxada e segura para a prática de SUP Yoga.
Mitos sobre SUP Yoga: apenas pessoas magras podem praticar
O SUP Yoga pode ser cercado de mitos e aqui vamos ajudar a desfazer alguns deles. O primeiro é a equivocada ideia de que apenas pessoas magras podem praticar essa modalidade.
Algumas pessoas podem associar corpos magros a esse tipo de atividade por acreditar que os demais corpos não têm facilidade de equilíbrio, flexibilidade e mobilidade. Além disso, o yoga, como um todo, é muito relacionado a imagem de magreza, algo que reflete na concepção que pessoas de fora desse universo têm das modalidades.
Mas a verdade é que as pessoas podem praticar SUP Yoga independentemente do peso. A prancha, por exemplo, pode ser essencial para tornar essa prática ainda mais acessível para as diversidades corporais.
Mitos sobre SUP Yoga: só quem já praticou Stand Up Paddle pode praticar
Não é verdade que só pode praticar SUP Yoga quem já pratica ou praticou Stand Up Paddle. Essas pessoas podem até ter mais facilidade em realizar as posturas propostas por essa modalidade, afinal estão mais habituadas ao equilíbrio exigido.
Mas esse fator não restringe a prática apenas a quem tem algum costume com a atividade. Pessoas que nunca praticaram podem receber um treinamento especial para iniciantes que permite praticar sem qualquer prejuízo.