Você já ouviu falar em Brahma Muhūrta? A Arimo traz um guia sobre esse conceito e sua relação com um horário ideal para a prática de yoga.
Contagem de tempo, tradições hindu, prática de yoga e visão de mundo. Tudo isso se encontra no conceito do que é chamado de Brahma Muhūrta.
Para a maior parte das pessoas, esse não é exatamente fácil deduzir o significado desse termo sânscrito ou suas aplicações na vida cotidiana. Por isso, a Arimo traz um guia para te apresentar ao Brahma Muhūrta, os principais temas que se associam diretamente a esse conceito e possíveis aplicações práticas.
Afinal, o que significa o termo Brahma Muhūrta? Para que ele serve? Como posso aplicar a noção dele na minha rotina? Ajudamos você a encontrar a resposta para essas e algumas outras perguntas. Confira abaixo as questões que orientam o texto.
- O que é Muhūrta?
- O que é Brahma Muhūrta?
- O horário chamado de Brahma Muhūrta pode mudar?
- Quais são os benefícios do Brahma Muhūrta?
- Qual é a relação entre Brahma Muhūrta e doshas?
- Como o Brahma Muhūrta influencia no yoga?
- O que fazer durante o Brahma Muhūrta?
- O que devo evitar de fazer durante o Brahma Muhūrta?
- Como aproveitar o Brahma Muhūrta: encaixando o momento na sua rotina?
- Existe algum tipo de contraindicação no Brahma Muhūrta?
Vamos lá?
O que é Muhūrta?
A ideia de que tempo é relativo e percebido de diferentes maneiras não é novidade. Na verdade, diferentes sociedades e culturas, principalmente do passado, viveram sob diferentes óticas do tempo. E, consequentemente, diferentes formas de contagem de tempo foram desenvolvidas.
Muhūrta: Uma das unidades de tempo hindu
É nesse contexto que o chamado Muhūrta se originou. E é muito importante entender sobre esse conceito para conhecer o que chamamos de Brahma Muhūrta.
O termo Muhūrta significa algo próximo de “período de tempo”. Mais especificamente um período de cerca de 48 minutos.
Esses 48 minutos, ou muhūrtas, são considerados uma unidade de tempo na tradição hindu — uma das, já que esta não é a única.
Existem outros muhūrtas além do Brahma Muhūrta?
Dentro dessa forma de contar o tempo, existem 30 períodos de tempo pré-determinados. Com isso, podemos dizer que, em um dia, existe um total de 30 muhūrtas.
Apesar do grande número de muhūrtas, há um que tem uma ampla popularidade para aqueles que incorporam os conhecimentos hindus em suas vidas: é o Brahma Muhūrta.
O que é Brahma Muhūrta?
Agora que você já sabe que Muhūrta é uma medida de tempo, já é possível deduzir algumas coisas, certo? Se o conceito discutido aqui é chamado de Brahma Muhūrta, nada mais natural que se trate de um desses 30 períodos do dia, não é mesmo? Mas que momento do dia é este?
Para saber que período é este, vamos primeiro entender o significado de Brahma. De acordo com o Yogapedia, no sânscrito, esse termo significa sagrado, sacro, além de representar também o deus criador. Portanto, quando falamos sobre Brahma Muhūrta, estamos falando sobre um momento especialmente sagrado do dia.
Quando ocorre e quanto tempo dura o Brahma Muhūrta?
Para algumas pessoas isso pode significar diferentes momentos. Mas, dentro da tradição hindu, existe um período muito específico que carrega essa santidade. É o período que antecede o nascer do sol, mais precisamente dois muhūrtas antes do sol nascer, ou seja, 96 minutos (ou 1h 36m).
O Brahma Muhūrta e sua energia de renovação
Por se tratar de um período de mudança do dia para a noite, acredita-se que o Brahma Muhūrta é tomado por energia de renovação. E é por isso também que, para as pessoas que têm esse conceito aplicado em suas vidas, o Brahma Muhūrta é o momento ideal para práticas espirituais. Afinal, é um momento em que você está se renovando, liberando suas energias e acolhendo novas energias.
Então, se você está sentindo que precisa renovar suas energias, é interessante considerar a prática de uma atividade durante o Brahma Muhūrta. Mas não qualquer atividade. É necessário que seja algo que te coloca positivamente em maior conexão consigo e com o universo.
Dê preferência para atividades contemplativas e que melhoram o bem-estar, como o yoga e demais práticas relaxantes e de consciência ativa. Abordaremos essas aplicações mais a frente.
O horário chamado de Brahma Muhūrta pode mudar?
Você já teve a impressão de que o sol nasceu em determinado horário em um dia, e, em outro, isso ocorreu em um momento diferente? Isso é completamente normal, afinal, o nascer do sol acontece mesmo em diferentes momentos ao longo do ano. Isto ocorre em reflexo da rotação da terra em relação ao sol.
Portanto, se o sol nasce em horários diferentes durante o ano, o Brahma Muhūrta também muda. O que não se altera é o período em que o Brahma Muhūrta comporta, é sempre 96 minutos antes de os primeiros raios de sol se tornarem visíveis.
É possível prever o horário do nascer do sol e do Brahma Muhūrta?
Apesar de o horário do nascimento do sol variar, isso não quer dizer que esse momento seja imprevisível. Pelo contrário, existem cálculos que permitem identificar o momento em que o sol nascerá em cada dia. Além disso, atualmente, aplicativos e sites que fornecem a previsão do clima também contam com informações sobre o horário em que ocorre o nascer do sol. Está tudo a um clique de distância.
Com a facilidade de prever o nascimento do sol, existe também a facilidade de saber exatamente quando o Brahma Muhūrta ocorre a cada dia.
Quais são os benefícios do Brahma Muhūrta?
Como mencionamos anteriormente, o Brahma Muhūrta é conhecido por ser um momento do dia que traz renovação de energia. E esse pode ser o primeiro benefício da lista de pontos positivos associados a este momento do dia: renovação e aumento de energia.
Por isso, quem acorda durante o Brahma Muhūrta, seja para realizar alguma atividade espiritual ou não, pode se sentir com maior disposição para as tarefas diárias. Claro que isso não é uma regra. Afinal, outros fatores também afetam a nossa energia, como sono e saúde — física e mental — de qualidade.
Brahma Muhūrta não se limita apenas a aumento de energia
Mas, de fato, a maior energia é um dos benefícios associados ao Brahma Muhūrta. Além disso, de acordo com os conhecimentos hindus, o Brahma Muhūrta também pode ajudar a:
- melhorar a produtividade e criatividade
- diminuir dores
- criar condições para ter maior concentração
- melhorar digestão e metabolismo
- reduzir os sintomas de ansiedade e depressão
Qual é a relação entre Brahma Muhūrta e doshas?
Você já escutou falar sobre Doshas? Esse é um conceito ayurvédico que se relaciona com o conceito de Brahma Muhūrta.
O que são doshas?
Os Doshas são as três combinações dos cinco elementos (água, ar, fogo terra e éter) que se manifestam fisicamente em nossos corpos.
- Vata – que combina éter e ar
- Pitta – que combina fogo e água
- Kapha – que combina água e terra
Mas o que isso tem a ver com o Brahma Muhūrta?
Bom, de acordo com os ensinamentos da Ayurveda, cada dosha domina um período do dia. E o período do Brahma Muhūrta, aqueles 96 minutos antes de o sol nascer, é dominado pela energia Vata, que vai das 2 às 6 da manhã.
O momento Vata do dia é especialmente importante para atividades em que você esteja em posição de recepção. Ou seja, receber energias, pensamentos, reflexões. É um período de se aprofundar em si mesmo. E por isso faz tanto sentido que Vata e Brahma Muhūrta estejam tão conectados.
Como o Brahma Muhūrta influencia no yoga?
É justamente o fato de o Brahma Muhūrta ser um ótimo momento para atividades espirituais e profundas que torna este um ótimo momento para a prática de yoga. Na verdade, há fontes que dizem que o Brahma Muhūrta é o momento ideal para a prática de yoga.
E relembrando o que já falamos aqui, não é tão surpreendente que o Brahma Muhūrta se mostre tão especial para a atividade. Afinal, como falamos, este é o momento do dia em que há um forte fluxo de energia de renovação, e, por isso, aconselha-se a realização de atividades espirituais e de conexão consigo e com o universo. E o yoga representa tudo isso.
Quais tipos de yoga são interessantes de se evitar durante o Brahma Muhūrta?
Mas é preciso ter atenção para o tipo de prática de yoga performada durante o Brahma Muhūrta. Isto porque esse é um período de atividade mais gentil. Algumas modalidades como Hot Yoga, Yoga Flow e Power Yoga são mais intensas, então é aconselhável evitá-las nesse período do dia.
Quais modalidades de yoga são interessantes de praticar durante o Brahma Muhūrta?
É importante que você dê preferência para tipos de yoga mais lentos, mais relaxantes e menos intensos, como é o caso do Hatha Yoga e Yoga Restaurativo. Outra opção é priorizar modalidades de yoga com foco no trabalho psicológico e espiritual, como o Yoga Kundalini.
O que fazer durante o Brahma Muhūrta?
Além de praticar yoga, existem outras atividades que você pode praticar durante o Brahma Muhūrta. O importante é focar em coisas que não exijam grande esforço, seja ele físico ou da sua energia.
Meditação durante o Brahma Muhūrta
Assim como o yoga, a meditação é uma atividade de introspecção, autoconexão e autodesenvolvimento. Por isso, o Brahma Muhūrta é um ótimo período do dia para a prática de meditação. Além disso, o momento pode ser um facilitador para você, que tem dificuldade de meditar, já que é um período silencioso do dia.
Brahma Muhūrta é um ótimo momento para aprendizado e leitura
O período de Brahma Muhūrta também é considerado ideal para aprendizado e leitura — novamente atividades de recepção. Então, vale buscar iniciar o dia com leituras e estudos que te interessam.
Olhando para si durante Brahma Muhūrta
Uma outra opção para quem acordar antes do sol nascer é dedicar o momento à introspecção. Pode parecer estranho, mas passar um tempo consigo e olhando para dentro é importante. Isso nos ajuda a identificar sentimentos, encontrar respostas e ainda é uma maneira de começar o dia de forma mais vagarosa e tranquila.
O que devo evitar de fazer durante o Brahma Muhūrta?
Além de práticas de yoga intensas, existem outras coisas que você deve evitar de fazer durante o Brahma Muhūrta.
Atividades estressantes funcionam durante o Brahma Muhūrta?
A primeira delas é evitar atividades estressantes. Fuja de conversas que exijam muita disposição mental e emocional, por exemplo. Assim, você não inicia seu dia já com sentimentos negativos.
É aconselhável se alimentar durante o período de Brahma Muhūrta?
Também é importante evitar se alimentar nesse período. Mas, se você tem alguma condição que exige que você se alimente logo cedo, não se limite por causa do Brahma Muhūrta e siga as instruções médicas.
Como aproveitar o Brahma Muhūrta: encaixando o momento na sua rotina
É verdade que o Brahma Muhūrta é um momento que nem todas as pessoas vão conseguir aproveitar. Afinal é realmente muito cedo e há quem tenha dificuldade de acordar em horários assim.
Dormir cedo também é importante
Primeiramente, para aproveitar o Brahma Muhūrta, é importante também dormir cedo. De nada adianta você deitar tarde e acordar durante o período de Brahma Muhūrta. Você pode até se sentir com disposição nas primeiras horas, mas, ao longo do dia, certamente vai sentir suas forças e energias se esgotando. O que é natural, já que precisamos de sono de qualidade para nos sentirmos bem.
Faça do Brahma Muhūrta a primeira fase da sua rotina
A partir do momento em que você começar a dormir mais cedo, será mais fácil se adaptar ao horário do Brahma Muhūrta. E, desta forma, pode também torná-lo a primeira fase da sua rotina. E aí, vai da sua preferência o que fazer com esse momento. Como vimos anteriormente, pode ser desde uma prática de yoga até uma leitura.
Existe algum tipo de contraindicação no Brahma Muhūrta?
É sempre importante reconhecer seus limites. E há algumas pessoas, em certas condições, que podem não se beneficiar tanto de estar acordadas durante Brahma Muhūrta. Se você tem alguém que te orienta na prática de yoga ou meditação, vale conversar com ela para saber se é o seu caso.
Mas, por exemplo, pessoas grávidas podem não se beneficiar desse momento do dia, assim como pessoas idosas e crianças.
Vale também considerar sua rotina. Se acordar tão cedo é algo que não funciona com o seu ritmo diário, pode ser que você consiga se dedicar ao Brahma Muhūrta em outro momento da vida. E não há nada de errado nisso.
Lembre-se: este texto funciona como um guia introdutório e não substitui o estudo aprofundado no Brahma Muhūrta.