Publicado em

5 vezes em que os caminhos da Copa do Mundo e do Yoga se cruzaram

Imagem ilustrativa do texto "5 vezes em que os caminhos da Copa do Mundo e do Yoga se cruzaram" publicado  no blog da Arimo.

Os universos da Copa do Mundo e do Yoga podem parecer opostos, mas aqui estão 5 vezes em que estiveram mais próximos do que você poderia imaginar.


Copa do Mundo e Yoga. Quem lê esses dois termos juntos deve até estranhar. Afinal, o que tem a ver uma competição de futebol e uma prática milenar que visa conectar seus adeptos com o momento presente?

A princípio, os dois universos podem mesmo parecer opostos e distantes. Mas não precisa deixar a imaginação viajar muito neste assunto para entender os benefícios que podem ser alcançados quando os caminhos da Copa do Mundo e do Yoga se cruzam.

Vamos pela lógica: para desempenharem bem em campo, uma das coisas que os jogadores precisam é concentração total no que está acontecendo. A tal conexão com o momento presente é essencial para que mantenham o foco no jogo.

Quando falamos sobre os benefícios físicos proporcionados pelo Yoga, a história não é muito diferente. A consciência corporal adquirida através da prática também pode ajudar na hora de se movimentar durante o jogo. Com ela, os competidores podem adquirir melhor conhecimento de seus próprios movimentos, além de maior noção espacial. Sendo ambos essenciais para entender suas posições em campo e as possibilidades de jogadas.

São esses e outros benefícios que vêm estreitando a relação entre essas duas atividades. E, para você conhecer exemplos práticos disso, separamos aqui 5 vezes em que os caminhos da Copa do Mundo e do Yoga se cruzaram:

  • Danilo, lateral da seleção brasileira, é praticante de yoga
  • Yoga foi aliado da seleção alemã em ano de vitória
  • Copa do Mundo no Catar: seleção inglesa pratica yoga em primeiro dia no país sede
  • Seleção da Bélgica leva especialista em yoga e bem-estar para o Catar
  • O impacto contínuo do yoga na seleção alemã

Danilo, lateral da seleção brasileira, é praticante de yoga

Não precisa ir muito longe para encontrar uma conexão entre a Copa do Mundo e a prática de yoga. Na própria seleção brasileira, esses dois universos se encontram graças ao lateral-direito Danilo.

Em entrevista ao GE, em 2021, o jogador contou que mantém uma maior frequência na atividade fora das temporadas de jogos. Durante a quarentena, por exemplo, com a paralisação de campeonatos, Danilo teve o yoga como um forte aliado. E através da prática, pôde alcançar maior mobilidade.

Além do yoga, o lateral também é adepto de exercícios de respiração e da meditação. E na prática dessas atividades, ele conta com a companhia de duas figuras super especiais: seus filhos. 

Engajado na causa de saúde e cuidado mental, o craque também reconhece a grande responsabilidade dos pais no crescimento e educação das crianças.

Após falar sobre a relação entre yoga e a melhora na mobilidade corporal, Danilo também mencionou os benefícios mentais da prática. Pouco antes de embarcar para o Catar, em uma coletiva, ele definiu a atividade e outras terapias como uma “preparação de vida”.

De acordo com reportagem do Jornal Extra, o lateral-direito da seleção brasileira vê no yoga também uma forma de se desconectar das pressões do futebol. 

Vale lembrar que, após lesão durante o primeiro jogo da rodada de grupos da Copa do Mundo, Danilo foi poupado nos dois jogos seguintes. O craque volta ao campo na partida contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final.

Yoga foi aliado da seleção alemã em ano de vitória

Imagem ilustrativa do texto "5 vezes em que os caminhos da Copa do Mundo e do Yoga se cruzaram" publicado  no blog da Arimo.

Os brasileiros certamente não gostam de lembrar da Copa do Mundo de 2014. Menos ainda do desempenho da seleção alemã durante a competição. Afinal, foi nesse cenário que o placar 7×1 marcou toda a nação — gerando até hoje dezenas de memes.

E não apenas isso. Foi também em 2014 que a Alemanha conquistou o tetracampeonato em terras brasileiras. 

O que muitos não imaginam é o aliado com quem o time alemão contou durante a campanha vitoriosa: o yoga.

A prática, porém, chegou à seleção da Alemanha anos antes da conquista no campeonato, com a chegada de Patrick Broome ao time, ainda em 2005. Desde então, o instrutor de yoga atua como professor oficial da atividade para o time.

Em entrevista, Broome já revelou que a prática de yoga não é obrigatória dentro da preparação do time, e que nem todos os jogadores participam. Mas que alguns são presenças frequentes nas aulas.

Mario Götze é um deles. E, de acordo com o professor de yoga, o jogador procurou por ele para uma sessão rápida, antes da final no Brasil, onde marcou o gol da vitória alemã. 

Yoga, Brasil e a flexibilidade

Sobre a Copa do Mundo no Brasil, o instrutor já afirmou também que o país proporcionou um benefício importante para a vitória da seleção alemã: flexibilidade. 

E essa é uma perspectiva interessante porque essa flexibilidade mencionada por Broome provavelmente diz respeito ao clima do país. Isso porque temperaturas mais altas influenciam de forma positiva o fator flexibilidade — que também é aprimorado através do yoga.

Em outra entrevista, o profissional também informou não ter conhecimento de outros instrutores de yoga acompanhando seleções durante a Copa de 2014. E que a inclusão da prática, mesmo que eletiva, na preparação do time, já renderam até mesmo críticas à comissão alemã.

Copa do Mundo no Catar: seleção inglesa pratica yoga em primeiro dia no país sede

Outro time tradicional do futebol mundial que, recentemente, conectou os caminhos da Copa do Mundo e do yoga foi a Inglaterra. 

Em seu primeiro dia no Catar, a seleção abriu o processo de preparação para os jogos praticando a atividade no hotel em que está hospedada. As imagens da sessão de yoga, que foram divulgadas pelo instagram oficial do time inglês, e apontam que o foco do treino foi no alongamento dos jogadores.

Mas há reportagens, como a do tabloide The Sun, que afirmam que a prática também está sendo utilizada pelos jogadores para fins de relaxamento.

Já o jornal The Telegraph publicou um vídeo em que mostra os jogadores praticando yoga para se recuperar da partida contra o País de Gales. Nas imagens, é possível verificar a utilização de uma variedade de acessórios de prática, como blocos, rolos e faixas.

A participação da seleção inglesa nas aulas de yoga oferecidas também parece ampla, incluindo até mesmo um dos destaques do time: o capitão Henry Kane.

Ainda no vídeo também podemos ver os craques executando alguns asanas específicos, como o trikonasana (postura do triângulo) e o Phalakasana (postura da prancha). Vale lembrar que ambas as poses ajudam também no fortalecimento do core, que, por sua vez, ajuda a:

  • Melhorar equilíbrio e sustentação do corpo
  • Promover maior consciência corporal
  • Diminuir riscos de lesões
  • Atenuar dores nas costas
  • Facilitar execução de demais atividades físicas
  • Melhorar a postura do indivíduo.

Ou seja, além de ajudar na prevenção de possíveis lesões em campo, parte do treino de yoga do time inglês também prepara os jogadores para um melhor desempenho pessoal nas partidas — o que interfere diretamente na performance da equipe.

Seleção da Bélgica leva especialista em yoga e bem-estar para o Catar

Após a Alemanha com Patrick Broome, na Copa sediada pelo Brasil, em 2022 foi a vez da Bélgica levar um instrutor de yoga para a competição.

De acordo com matéria no First Post, a seleção contou com o acompanhamento de Vinay Menon. O especialista em yoga, que já atua como técnico de bem-estar no clube inglês Chelsea, assumiu o mesmo posto dentro da comissão da seleção belga. 

A atuação de Vinay Menon inclui não apenas os asanas, como visto na maior parte dos exemplos deste texto, mas também a preparação mental. Com base na filosofia do yoga, o especialista trabalha individualmente com os jogadores. O objetivo é aliviar as pressões psicológicas que cada um enfrenta ao longo da competição.

Além do cuidado com a saúde física e mental do time, Vinay Menon também tem uma presença representativa na Copa do Mundo de 2022. Isto porque ele é o único indiano oficialmente associado à Fifa nesta edição da competição, de acordo com o The New Indian Express.

Em entrevistas, o guru do yoga afirma ainda que acredita que até a Copa do Mundo de 2030, a seleção indiana já estará dentro da competição. Inclusive, se isso realmente acontecer, Vinay Menon já adiantou que tem interesse em trabalhar em conjunto com o time indiano.

Vale lembrar que a Índia nunca participou da Copa do Mundo, e o cenário previsto pelo guru já faria história no futebol do país e do mundo.

O impacto contínuo do yoga na seleção alemã

E cá está ela de novo: a seleção alemã. Sabemos que não é o assunto favorito no Brasil, mas vamos lembrar que o time já está fora do caminho da nossa seleção no campeonato.

Mas é difícil ignorar a importância da Alemanha na conexão da Copa do Mundo e do Yoga, já que foi ela a precursora da atividade dentro do futebol e da competição.

Então, vamos focar aqui no fato de que a presença do yoga na rotina do time alemão acabou impactando, a longo prazo, a vida dos jogadores que passaram pela seleção. 

O atual goleiro e capitão do time da Alemanha, Manuel Neuer, por exemplo, já comentou sobre como se utiliza de atividades como o yoga e o pilates para se recuperar de jogos. Mas, de acordo com postagens que mostram sua vida pessoal, o yoga parece estar em sua vida para além de um treino unicamente profissional.

Em matéria para o site Fitbook sobre seus exercícios favoritos para praticar em casa, estão incluídos: Trikonasa (postura do triângulo) e Ardha Chandrasana (postura da meia lua).

Outro jogador do time alemão que inclui o yoga em sua rotina pessoal é Mario Götze. É comum ver, nas redes sociais do craque, fotos e vídeos em que executa as posturas da prática.

Assim como Danilo, do Brasil, Götze também promoveu o yoga como uma forma de se manter física e mentalmente saudável durante o período de quarentena. Em vídeo publicado no instagram, inclusive, o jogador mostra toda uma sessão da atividade praticada por ele enquanto ficava em casa.

O zagueiro alemão Per Mertesacker também já se pronunciou sobre os benefícios do yoga em sua vida profissional, em particular. Segundo ele, a prática não só o ajudou na recuperação de lesões, mas também a prolongar sua carreira como jogador.