Quando o relaxamento e o autocuidado estão no seu lar: receitas para um spa em casa. Já pensou nisso? Se liga nessas dicas!
Massagens, tratamentos para a pele, banhos relaxantes…
Esses são alguns dos fatores que geralmente compõem a ideia que temos de um spa. E são eles também que tornam essa ideia tão atrativa. Afinal, que não deseja parar um pouco a rotina agitada do dia a dia para se entregar exclusivamente ao relaxamento?
Infelizmente, porém, essa não é uma possibilidade real para muitas pessoas — seja pelos valores praticados por spas ou pela falta de disponibilidade e acesso. Então, pensando em tornar os spas mais acessíveis, separamos algumas dicas para você fazer seu próprio spa.
E o melhor: sem mesmo precisar sair de casa ou gastar muito com isso.
Confira abaixo o resumo deste guia de receitas para um spa em casa:
- Pensando seu spa em casa
- Dia de folga
- Preparo das receitas para um spa em casa
- Vida offline: desligue-se das redes sociais
- Faça uma sessão de meditação e uma aula de yoga tranquila
- Aposte em um escalda-pés
- Tome um banho relaxante
- Hora do skincare: cuidados com a pele
- Receitas para um spa em casa: outras dicas
Vamos lá?
Pensando seu spa em casa
O spa ideal vai depender de cada pessoa. Há quem prefira aqueles focados em tratamentos estéticos, mas há também quem curta mais a ideia de apenas relaxar durante algumas horinhas. O importante, no entanto, é que o spa seja realizado como um momento focado no seu bem-estar e relaxamento.
O ponto positivo de fazer um spa em casa é que não há restrição às atividades de um spa tradicional, que muitas vezes tem uma programação pré-determinada. No seu spa caseiro você pode decidir o que fazer, quando fazer e como fazer.
Lembre-se, porém, que é sempre interessante ter uma programação estabelecida.
Não é necessário ter tudo cronometrado com horários certos para começar ou terminar de fazer algo. Até porque, esse tipo de restrição pode tirar um pouco da leveza que a experiência propõe. Mas você pode decidir com antecedência, por exemplo, o que deseja fazer em seu spa em casa e determinar em que ordem fará cada atividade.
E aqui vai uma dica: determine esta ordem considerando que seu corpo e sua mente precisam entender que é hora de desacelerar e relaxar. Por isso, é interessante começar o spa com ações das mais básicas.
Caso você faça o seu logo cedo, vale começar desligando os dispositivos eletrônicos e colocando uma música relaxante enquanto você toma seu café da manhã, por exemplo. Assim, você vai entrando no clima, para aos poucos entrar em um relaxamento mais profundo, com outras atividades, como uma sessão de meditação.
Foi com esse tipo de ordenação em mente que elaboramos nossa dica de programação para um spa em casa. Confira abaixo:
- Preparação de receitas com antecedência
- Detox digital
- Sessão de meditação/yoga
- Escalda-pés
- Banho relaxante
- Skincare
Dia de folga
Outra dica importante diz respeito à escolha do dia em que você fará seu spa em casa. Como o objetivo é relaxar, algumas pessoas podem achar interessante fazê-lo após um dia de trabalho. Mas nesses momentos já estamos em um ritmo mais acelerado e os eventos que ocorreram durante o dia podem te impedir de aproveitar 100% do spa.
Por isso, se você puder, reserve um dia de folga para realizar seu spa em casa. Neste caso, seu corpo e sua mente já não estarão no ritmo de dias de trabalho, o que pode ajudar no momento de relaxar.
Além disso, você pode se dedicar a si sem se preocupar com eventuais compromissos que poderiam surgir em dias de rotina convencional.
Preparo das receitas para um spa em casa
Agora que você já estabeleceu a data que fará seu spa, é hora de preparar as receitas para um spa em casa. Como no dia você terá o foco no autocuidado e relaxamento, vale já deixar tudo preparado ou pré-pronto.
Ou seja, se você vai fazer uma esfoliação caseira, pode prepará-la algumas horas antes de começar seu spa. Se você vai fazer uma aula de yoga, já deixe o espaço escolhido para a atividade pronto: limpo, equipado com os acessórios que você utiliza na prática.
1) Vida offline: desligue-se das redes sociais
Quem nunca pegou o celular, apenas por hábito, para checar as notificações durante o trabalho, enquanto assistia a um filme ou em qualquer outra atividade? É exatamente isso que não deve acontecer durante seu spa em casa.
Sabemos que para muitas pessoas, estar desconectado é perder alguma notícia importante ou contato de trabalho.
Mas lembre-se que estamos falando de um momento de folga que você irá dedicar para si. E como o uso do celular dificulta nossa concentração em demais atividades, o ideal é mesmo se desligar das redes sociais para focar 100% no seu relaxamento.
Em um spa caseiro de qualidade é preciso sair da nossa rotina convencional, e, sim, isso deve incluir o famoso detox digital. Obviamente que, neste caso, pode ser em menor medida, com a mesma duração do próprio spa. Mas é indispensável que você se desligue das redes sociais para se conectar apenas com o presente.
Então, inicialmente, a primeira receita para um spa em casa é ficar offline das redes sociais, para então começar a realizar os preparos e as próprias atividades.
2) Faça uma sessão de meditação e uma aula de yoga tranquila
Uma vez que você já se desligou das redes sociais, duas opções interessantes para seu spa em casa são: yoga e meditação. Não importa a ordem de sua prática, mas aqui vamos sugerir que o yoga venha primeiro, já que é uma atividade de movimento e consciência ativa.
O yoga incentiva seus praticantes a focar no momento presente, trabalhando isso através de exercícios corporais, respiratórios e mentais. Tudo em um ritmo mais desacelerado. E é por isso que ao longo dela e após uma prática de yoga, você se sente relaxado e conectado consigo.
Esse relaxamento e essa conexão interior, inclusive, são ótimos para embarcar em uma sessão de meditação, que só irá intensificar esse estado de espírito.
Se você não tem familiaridade com essas práticas, aqui no blog temos alguns guias práticos de yoga para iniciantes e meditação guiada que podem te ajudar bastante!
Caso você opte por incluir yoga e meditação em seu spa em casa, vale lembrar que é ideal deixar tudo pronto com antecedência.
O que você precisa para essa sessão de yoga?
- Local arejado, tranquilo e sem muita movimentação e interferências sonoras
- Roupas confortáveis e leves
- Tapete de yoga
- Garrafa de água para se hidratar
- Bloco de yoga (opcional)
- Faixas (opcional)
- Acessórios de yoga, no geral (opcional)
Não se identifica tanto com yoga e meditação?
Vale substituir essas atividades por outro exercício físico da sua preferência. O interessante aqui é focar na ideia de que você está fazendo algo que goste e para beneficiar seu corpo e sua mente.
Arimo Balance Tapete de Yoga TPE 6 mm
Tapete: Roxo
3) Aposte em um escalda-pés
O escalda-pés é uma ferramenta potente para ajudar no relaxamento e no alívio de dores. Apesar de não ser tão popular atualmente, a prática já foi muito utilizada há algumas décadas. E se você perguntar a uma pessoa mais velha, certamente ela saberá do que se trata e como é benéfico.
Uma prática milenar, o escalda-pés é bem fácil de fazer e seu nome é quase autoexplicativo. Trata-se de um banho quente para os pés. Mas não se preocupe, não é preciso que a água esteja fervendo, e você pode adequar a temperatura do banho para uma que você tolere.
Mas a água não pode estar gelada. Isso porque a água quente é a principal responsável pelo relaxamento fornecido pelo escalda-pés. O sal grosso também tem seu papel e ajuda a aprofundar o aquecimento que toma conta de todo o corpo durante a prática.
Além disso, de acordo com o Portal Drauzio, o banho para os pés ajuda ainda a diminuir a pressão sanguínea e a intensidade de dores. Vale experimentar!
Receita para um spa em casa: escalda-pés
O que você vai precisar para fazer um escalda-pés?
- Água
- Balde ou bacia (que caiba seus pés de forma confortável)
- Sal grosso
- Pano de chão
- Toalha
Para começar a preparar seu escalda-pés, escolha primeiramente um local em que você possa se sentar de forma confortável por, ao menos, 20 minutos.
Feito isso, forre um pano de chão e posicione o balde ou bacia sobre o mesmo.
Partindo para a cozinha, você deve esquentar uma quantidade de água que preencha parcialmente o balde ou bacia. Lembrando que você não deve encher o recipiente porque quando você mergulhar os pés no banho, a água pode acabar transbordando. E, novamente, a água não precisa chegar ao ponto de fervura.
Despeje a água morna na bacia ou balde e experimente mergulhar o pé para conferir se está em uma temperatura agradável. Caso não esteja, despeje água gelada até que a temperatura esteja boa. Finalize adicionando ao menos duas colheres de sal grosso.
Você deve manter os pés mergulhados neste banho até que a água comece a esfriar. Depois disso, use a toalha para secar os pés e aproveite alguns minutos de relaxamento.
4) Tome um banho relaxante
Após o escalda-pés você pode ainda estender a ideia de banho para um banho relaxante. Neste caso, vale lembrar o fator relaxante que a água morna e quente proporcionam, então um banho quentinho pode ser uma boa.
Utilize este momento para tomar um banho sem pressa. Deixe a água cair pelo seu corpo, e dê atenção para cada parte dele: limpando, massageando e relaxando.
A receita para um banho relaxante, no entanto, é ainda mais relativa. Cada pessoa pode preferir de uma forma. Mas temos algumas dicas que podem ajudar a estabelecer um clima aconchegante para o momento.
Você pode colocar uma música ou uma playlist tranquila que você goste, além de também escolher um sabonete especial, com aroma que seja agradável para você.
5) Hora do skincare: cuidados com a pele
Agora que você já relaxou com yoga, meditação, escalda-pés e até um banhozinho, pode reservar um momento para cuidar exclusivamente da sua pele.
Se você já tem a skincare como uma rotina diária ou frequente na sua vida, não tem muito mistério, basta fazer aquilo que você já tem costume de fazer. Mas o melhor, neste caso, é que você não precisa se preocupar em fazer tudo correndo para dormir ou ir para um compromisso.
Aqui você toma todo o tempo que precisar para cuidar da sua pele. Você pode observá-la com calma, verificar se há alguma mudança notável ou não, e se tem algo que você deseja melhorar.
Mas vale também testar coisas que você ainda não tenha testado ou que não estão cabendo dentro da sua rotina diária de cuidados com a pele.
É importante ressaltar que, para um cuidado com a pele de qualidade, é preciso ter a orientação de uma pessoa profissional.
A internet certamente oferecerá uma infinidade de opções de produtos e receitas caseiras. Mas o ideal é que você leve essas sugestões a profissionais. Só essas pessoas poderão te dizer se essas são alternativas viáveis para seu tipo de pele e possíveis condições dermatológicas.
Então, vale uma consulta com dermatologista antes de fazer seu spa em casa. Não só para realizar o spa, mas para conhecer sua pele e saber como cuidar dela da melhor maneira possível.
Receitas para um spa em casa: outras dicas
Além desse roteiro pensado pela Arimo para te ajudar a preparar um spa em casa, vale investir também em outras opções de relaxamento para este momento. Após seguir os passos acima, vale apostar em outras atividades que você goste e que mantenham sua mente relaxada.
Vale investir em:
- Leitura
- Cozinhar algo gostoso, caso você goste de cozinhar
- Tirar um tempo para brincar com filhos e pets
- Cuidar das plantas
- Escrever em um papel e/ou pensar sobre as coisas boas que aconteceram com você recentemente
Lembre-se que é preciso desacelerar e relaxar. Não é necessário fazer um spa a cada semana, mas é importante sempre dedicar esse tempo a você. Talvez uma vez ao mês seja uma frequência interessante. Experimente e veja o que melhor funciona para você.