Qualidade de vida tem muito mais a ver com um sentimento de plenitude, prazer e felicidade que resultam em mais saúde do que com a simples – e não menos importante – saúde do corpo
Por muito tempo associamos à ideia de viver bem o fato de termos boa saúde, bens materiais, uma boa poupança e apenas isso.
No entanto, percebemos que, com o passar dos anos, a pessoa pode sim acumular isso tudo e ainda viver mal.
Diante disso, pensamos: o que é, necessariamente, qualidade de vida? Como podemos construir, para além da qualidade do que temos, a qualidade de que precisamos para vivermos melhor?
Essa é uma proposta disponível a todos, independente de renda, classe social ou mesmo de lugar em que se vive no mundo. E, certamente, é também uma possibilidade para você, leitor, que busca viver melhor, mais feliz, mais saudável e, sobretudo, ainda mais.
1 – Não negligencie sua saúde
Nós sabemos que ir ao médico não é uma das coisas mais legais que podem ser feitas, mas precisamos reverter o processo mental de sempre achar que ir ao médico é estar doente.
Com nossos exames, consultas e check-ups periódicos podemos realmente prevenir doenças, descobri-las enquanto há tempo de trata-las sem que precisemos esperar a dor ou outros sintomas surgirem.
E melhor ainda: podemos também entender quais são as nossas carências nutricionais e mudar nossos hábitos de vida para que evitemos novos e sérios acometimentos à nossa saúde.
2 – Faça atividades físicas regularmente
A prática de atividade física está intrinsecamente ligada à construção de bons hábitos de vida e seus benefícios são, além de imensos, fisicamente perceptíveis.
Através de exercícios, podemos não só ter a diminuição de peso e construção de um corpo mais forte, mas observamos também benefícios que são refletidos em nossos exames médicos.
A diminuição da glicemia, das taxas de colesterol e de hormônios ligados ao estresse, que podem dificultar nosso sono, nossa saúde emocional, nossa vida sexual e até mesmo causar doenças graves, são apenas alguns dos benefícios indiretos da atividade física.
E para fazer atividade física e desfrutar de todos esses benefícios não é necessário ir para uma academia e gastar com matrícula e mensalidade.
Buscar uma atividade física que lhe dê prazer – pode ser uma caminhada, corrida, jogar futebol com os amigos – e que você consiga fazer pelo menos três vezes durante a semana.
Aproveite também para conhecer as iniciativas da sua prefeitura para a promoção da saúde através da atividade física. Geralmente as unidades de atenção básica formam grupos de caminhada, por exemplo.
Se a unidade pela qual você é assistido não tiver nenhum programa nesse sentido, aproveite e proponha um.
3 – Cuide sempre da sua alimentação – e coma sempre as versões saudáveis do que você mais gosta
Qualidade de vida e saúde são duas coisas absolutamente ligadas a um estilo de alimentação saudável e a bons hábitos alimentares.
Entre os bons hábitos que podemos criar para a nossa vida, a regularidade e a quantidade de tudo aquilo que comemos são peças fundamentais para que possamos atingir mais qualidade de vida.
Isso porque uma boa alimentação é peça chave para o bom funcionamento do nosso corpo, já que oferece o combustível de que precisamos e a quantidade dele na medida certinha para que possamos fazer tudo aquilo que desejamos.
Assim, que tal começar a colocar mais frutas, mais verduras e mais legumes em seu prato e sempre, sempre mesmo, ouvir seu corpo sobre o que você acaba de comer, respeitando, sobretudo, a quantidade de comida colocada no prato?
E que tal, ainda, ouvir também seu corpo em relação à fome que pinta depois de um longo período sem comer ou sem beber água?
Todas as respostas de que precisamos o nosso corpo mesmo é capaz de oferecer.
4 – Beba água e líquidos saudáveis na medida certa
Sabe aquela história de que água é vida? Ela não está nem de longe de ser um simples ditado popular e bem perto do que a água é realmente.
Só que da mesma forma que esse líquido precioso mantém nossas funções vitais, ele também pode ser muito prejudicial quando ingerido em excesso.
Assim, quando falamos que o ideal é beber 2L de água por dia, é necessário sempre colocar nessa conta também todo tipo de líquido, incluindo aqueles ingeridos indiretamente, através dos alimentos.
Dessa mesma maneira, é também importante ponderar sobre quem está bebendo essa água toda. É evidente que um corpo que pesa 50 kg tem necessidades diferentes daquele que pesa 80 kg, incluindo nisso a quantidade de líquido que deve ser ingerido.
Assim, o ideal é sempre perceber as mensagens do nosso corpo em relação a isso, inclusive quando ele pede mais água do que o habitual, uma vez que pode ser um claro indicativo de problemas de saúde, tal como o diabetes.
5 – Tenha boas noites de sono
Dormir bem é uma das coisas mais importantes para a manutenção e construção de uma vida feliz e leve.
Mesmo com a correria do dia a dia é fundamental ter um momento de descanso e de relaxamento para que possamos nos concentrar mais e até mesmo sermos mais produtivos.
Além disso, o descanso é o que possibilita a recuperação mais rápida e o reequilíbrio hormonal, fazendo com que possamos, até mesmo, emagrecer.
Quer receber mais dicas de saúde?
Siga a Arimo em nossas redes sociais